quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Escova de dentes

Morria de vontade de escrever um monte sobre escova de dentes. E acho que agora consegui organizar na cabeça tudo o que eu queria escrever, exatamente tudo.

Como escolher:
  Devemos escolher a escova de dentes de acordo com o tamanho da nossa boca e da abertura dela também. Devemos levar em conta também o que temos na boca. Tipo o que? Se usa aparelho fixo, se usa alguma prótese removível, se tem implantes...e assim vai.
  As escovas tem tamanhos diferentes e por isso elas ganham um número que fica lá na embalagem.
  As mais comuns são os números 30, 35 e 40.
  DETESTO o número 40, que é enormeeee e "cabeçuda". Nunca chega lá atrás, nos últimos dentes e machuca a bochecha. Quando vejo alguém no supermercado pegar uma quase tenho convulsão, hehe.
  A mais comum, digamos universal, é a número 35. Mesmo que a pessoa tenha uma boca de um tamanho pequeno, se ela tiver uma abertura boa ela deve usar a 35.
  A escova de número 30 é pra quem tem boca pequena e limitação na abertura de boca. Apesar de achar estranho por ela ser bem pequena, ela faz uma higiene legal, e as cerdas pegam a cada um dente e um pedacinho do outro.
Particularmente adoro uma escova elétrica. Essas escovas tem que ser muito bem indicadas, pois elas não trabalham sozinha, você tem que fazer a técnica de escovação do mesmo jeito, direitinho por sinal.


 Como cuidar:
 
  A escova deve ser trocada a cada 3 meses, ou até mesmo se você usa aparelho ortodôntico, ou coloca força demais na escova, para não parecer que você engraxa seus dentes ao invés de escová-los, deve ser trocada antes.
  Todas as vezes que escovar, ela tem que ser lavada e o interessante é dar umas batidinhas para tirar alimentos que possam ficar, secar na toalha e guardar.
  Para guardar as escovas o melhor é guardar na gaveta ou se você gosta daqueles potinhos em cima da pia deve protegê-la com aquelas capinhas próprias para escovas. Por que? Porque todas as vezes que damos descarga no banheiro partículas de fezes vão se depositando na escova e depois agente passa nos dentes, olha que nojo!! Argh! Fora os bichinhos que visitam o banheiro enquanto dormimos, podem passar também na nossa escova. Então eu prefiro guardá-la na gaveta e com capinha, acho mais seguro.


Olha o perigo da escova perto do vaso!!



Escova com capinha, devidamente protegida.



Olha que NOJINHO!! Confisquei de uma paciente.


Passou da hora de trocar. ARGH!!!

10 comentários:

Laély disse...

Joyce, eu estava com uma dificuldade em relação a escovas e é seguinte: dividimos o mesmo banheiro-eu, marido e caçula.
Mandei fazer um estojo de acrílico com tampa, para guardar as escovas e não deixá-las expostas, porém, vi que elas se misturavam e acabava não sendo bom, também. Resultado: optei por instalar porta-escovas individuais de ventosas, com proteção para as cerdas.
Você tem algum post que fala dos cuidados com as escovas no banheiro? Tô querendo mostrar a minha solução. Fiz certo?
Quanto ao seu comentário sobre os sapatos, Joyce, os homens parecem não se ligar muito aos detalhes; julgam mais, pelo "conjunto da obra". O negócio, é cantar como Roberto Carlos: "só me falta ficar nu, pra chamar sua atenção..." Aí, não passaria despercebida, com certeza! rsrs

Dra. Joyce Mundim disse...

Oi Laély!

Olha dê uma lidinha no post novamente, pois acrescentei umas coisas e até fotinhas.
Você está certa viu, pode colocar capinha sim, são muito bem-vindas.
Ah estou super divulgando seu blog com as minhas pacientes (não que vc precise), pois eu vivo de tricô com elas trocando receitinhas.
Bjão, obrigada pela força, qdo eu crescer quero ser que nem vc, hehehehe.

Laély disse...

Joyce, que ótimo!
Boa a sua complementação e numa linguagem bem simples, sem aqueles jargões de "medicinês".
Assim que fizer o post, aviso.
Quanto à divulgação, eu "super-agadeço"! Propaganda boca-a-boca é importane, pois você, conhecendo as pessoas pra quem indica, sabe daquelas que têm real interesse. O "público" tem chance de ser mais "fiel".
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Dr. Joyce, eu estava pesquisando no google algumas maneiras de guardar as escovas de dentes e achei o seu blogger.
Esses porta escovas de dentes que ficam em cima da pia do banheiro, eles precisam ter alguma saída de ar?
pq o teto do estojo fica molhado e isso me dá um nojo, sem contar que fica abafado, iaí qual o melhor pote?
Bjuu, ficarei feliz com a resposta

Sara disse...

É difícil encontrar uma escova de acordo com cada boca, mas verderamente não é importante para falar de saúde, então eu acho que temos que levar em conta outros tipos de estudos, radiologia e diagnóstico por imagem

Anônimo disse...

Eu não conheço muito bem as escovas elétricas, é a primeira vez que penso em comprar uma, vi uma Vitallys em promoção com cupom desconto Extra e queria saber se vale realmente a pena e se é uma boa escova? Obrigada

Bruna Marugan disse...

Nossa! Tanta coisa que não sabia... Eu comprei uma daquelas escova de dentes elétrica e achei muito bacana, mas ao mesmo tempo fico preocupada com a manutenção. Ela vem com uma cabeça de reposição, mas enquanto isso, vou usando essas dicas para mante-la melhor!!

Obrigado :D

Anônimo disse...

vixe,acabei de comprar uma ORAL-B Classic macia 40

Maria disse...

Não encontrei um consenso entre os profissional da área odontológica quanto a maciez ou rigidez das cerdas das escovas...Deve-se usar escovas macias? mas como escolher? Já comprei escolhendo pelo numero mas desde 30 35 40 nenhuma me parece macia. não tenho problemas aparentes mas quero cuidar dos dentes e gengivas da melhor maneira então preciso da sua ajuda. Obrigada pela atenção. Marma.

Unknown disse...

Boa noite, se tem uma coisa que não consigo entender é o seguinte, quando vou comprar uma escova e está escrito escova macia e quando tiro da embalagem tem nada de macio parece até uma escova de aço, msm sendo marcas tradicionais me parece as vezes que essas grandes empresas que fabricam escova de dente não tem nenhuma preocupação com a gengiva do cliente, or favor existe uma marca confiável, obrigado.